terça-feira, 8 de abril de 2008

Coleta seletiva

Eu separo o lixo reciclável do orgânico. Mas no meu bairro, a coleta apenas uma vez na semana já não é suficiente. Uma alternativa é levar os recicláveis nos postos dos Bombeiros ou no supermercado Pão de Açúcar. Lá, a procura pelo serviço está aumentando. Os contêineres são grandes e comportam grande quantidade de material. Você pode entregar até óleo de cozinha, que precisa ser acondicionado numa garrafa PET. O óleo entope o encanamento e vai parar nos lençóis dágua. Então, livre-se dele de um jeito inteligente. Nesta semana, ouvindo o jornalista André Trigueiro, na rádio CBN, soube que o Brasil está em segundo lugar na reciclagem de PETS. Por um lado, é bom; por outro, o mercado de reciclagem não vê vantagem nesse material. Para os catadores, é muito leve - e para eles, que vendem o material por peso, não compensa. O custo da reciclagem dos PETS também é alto, de modo que está virando uma praga e levando algumas indústrias a ressuscitar as velhas e retornáveis garrafas de vidro.

7 comentários:

Jornalista Azarado disse...

OLá Paula!!

Obrigado pelos elogios no meu blog! Fico muito agradecido!

Quanto ao post, eu fico decepcionado por ver que a reciclagem, tão importante não somente para preservar o meio ambiente, mas como fonte de renda, de trabalho, é tão mal-explorada, tão mal usada. POderíamos reduzir tanto a poluição se reciclássemos mais. Falta vontade nas pessoas e faltam postos de coleta. Mas, por outro lado, fico feliz por saber, em seu post, que a busca por esse "serviço" tem aumentado. É um ótimo sinal!

peciscas disse...

Estou a ver que aí o problema é como cá.
Também costumo fazer a separação de resíduos e até tenho contentores (ecoponto) a poucos metros de casa. Mas, a maior parte das vezes, aquilo está tudo cheio, o que me obriga a procurar outro local.
Dá trabalho, mas vale a pena!
O que ainda é muito difícil é entregar o óleo usado...

Susana Martins disse...

Olá boa tarde.
Um texto perfeito esse o qual acabe de ler, e coincidentemente falei sobre esse descaso dos seres humanos em relação ao lixo em meu blog.
É triste nós vermos pessoas que destróem, que não querem saber de cuidar de um lugar que é nosso. Mas ainda bem que existem pessoas que se preocupam com tudo isso, se queremos melhorias, vamos fazer nossa parte.
Um grande abraço!

Odele Souza disse...

Olá Paula,
Parabéns por este novo layout do blog. Ficou mais simpático e mais fácil de comentar. Gostei.

E olha que até meu amigo António, de Portugal, já veio comentar aqui, hein..?
Bacana.

Quanto ao seu post.Muito bom. Acho que as pessoas precisam se conscientizar da necessidade da reciclagem, mas também é importante que esse trabalho seja facilitado, de forma a estimular este ato cívico.

Um abraço.

Paula Calloni disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Paula Calloni disse...

Divulguem a coleta seletiva em suas comunidades. A curto prazo, reduzimos os resíduos não-biodegradáveis. A médio e longo prazo, barateamos os custos das embalagens para nós mesmos, consumidores. A reciclagem de uma embalagem de leite (Tetrapack), por ex., é caríssima. Que sonho meu, ter minhas garrafinhas de vidro de leite sendo entregues na porta de casa, rsrsrs, como nos tempos que não vivi!!

peciscas disse...

Venho agradecer as tão amáveis quanto injustas palavras deixadas lá no meu espaço.
E olha que o Saramago levou a mal...

Por um olhar mais atento aos pequenos detalhes da vida