quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Esta garrafa vai parar no Tietê!


Não consigo parar de pensar em preservação do meio-ambiente nem mesmo durante os momentos de lazer.
A foto acima foi tirada durante um passeio ao jardim do Museu do Ipiranga, aqui em São Paulo. Momentos antes, no Aquário São Paulo, próximo dalí, um painel sobre o Rio Tietê dava conta de que 35% da sujeira do rio vem do lixo jogado no chão, nas ruas, que vai parar nas bocas de lobo, entupindo-as e acabando no pobre rio que já foi palco de competições de natação, remo e pescarias.
Hoje, mergulhadores profissionais ganham até 3 mil reais para limpar o fundo...entre sofás, pneus velhos e até cadáveres, estes homens corajosos têm que usar roupas especiais de mergulho, hermeticamente vedadas, ante ao risco da água poluída.
Na década de 90 a rádio Eldorado encabeçou memorável campanha de despoluição do rio.
Com a politicagem demagógica de sempre, pouco se fez de concreto e o Estado praticamente abandonou o projeto.
Agora, a rádio novamente "mergulha" na questão - não no Tietê, que eles não são loucos...A série de reportagens se chama "Expedição Tietê Séc.XXI".
Ouça aqui uma das reportagens de Flavio Perez, que tem percorrido o rio, de Sampa até a divisa com o Mato Grosso. E que pelos sons de água e cachoeiras, além do belo texto, acaba nos ajudando a sonhar e a querer lutar pela despoluição do NOSSO Tietê.

2 comentários:

Jornalista Azarado disse...

É incrivel como as pessoas não se procupam com a própria casa! Afinal, o planeta é nosso lar, temos que cuidar bem dele... E são coisas tão simples para melhorar... Simples como jogar o lixo no lixo... Uma atitude que parece ser extremamente complexa para alguns seres humanos..

Bjão Paula!

Su disse...

Não, eu não me conformo com isso!!
como é que essas pessoas tem a capacidade de destruir o mundo em que vive?! Essas garrafinhas tem o poder de se multiplicar em segundos, e com essa multiplicação surge artesanatos belíssimos.
Como um alguém tem coragem de sujar assim? E depois reclamam qndo chove e alaga tudo. É por culpa desses porquinhos que saem sujando por ai!!!
BEijão

Por um olhar mais atento aos pequenos detalhes da vida