sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Quem tem medo de lagartixa?


Elas andam pelas paredes da casa e sempre se ouve um "Ai que nojo!" com chilique, etc. E sempre tem também alguma tia avisando que se ela cair na sua cabeça enrosca no cabelo e não sai mais.
Bobagem. A lagartixa nada mais é do que um pequeno réptil e merece respeito. Ela come insetos, como aranhas, mosquitos e até baratas. Observando uma delas outro dia, fiquei curiosa e fui pesquisar.
O nome científico do bichinho é "Hemidactylos Mabouia". Veio da África para a América nos navios negreiros, na época da escravidão. A fêmea coloca até dois ovos por ano e a espécie perde o rabo em situações de perigo. Ao invés de ser devorado por um pássaro, por exemplo, ela engana a ave e solta parte do corpo, o rabo, que continua se mexendo por alguns segundos.
Você pode até capturar e criar em terrário, desde que mantenha a temperatura interna um pouco mais quente do que a externa.
Uma linda lagartixinha bege habita minha garagem há meses e resolvi fazer amizade com ela. Resolvi pegar e ela ficou pacificamente na minha mão, exatamente como na foto acima, enquanto eu dava essa pequena aulinha de Biologia para os meus filhos. Foi bem interessante. Isso é natureza, gente!

Nenhum comentário:

Por um olhar mais atento aos pequenos detalhes da vida